SOBRE O CONTROLE INTERNO - Prefeitura Municipal Minaçu

SOBRE O CONTROLE INTERNO

A participação do cidadão na gestão pública, cada vez mais ativa, demanda aos órgãos de controle a implementação de estratégias que visem ao aprimoramento do modelo de gestão dos recursos públicos, garantindo maior celeridade e eficiência.

No exercício da função pública, há a exigência de uma administração moderna com regras e procedimentos que garantam a responsabilidade no gasto público e transparência nas ações administrativas, a utilização de instrumentos de controle que busquem garantir o cumprimento da missão institucional e a prestação de contas à sociedade.

Neste contexto, o município de Minaçu, em consonância com a RN nº04/2001, instituiu através da Lei nº1.918/20108 , como órgão de controle interno, deve buscar o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho de suas unidades internas, priorizando os aspectos legais e legítimos e consolidando mecanismos de prevenção à praticas ilicitas para fortalecimento da cidadania.

O controle interno no município de Minaçu Goiás deve servir como ferramenta de gestão, assegurando a observância às normas constitucionais, legais e regulamentares e aumentando a eficiência da instituição ao garantir que os objetivos das unidades do órgão sejam alcançados de forma confiável e econômica, com otimização de suas rotinas internas e incremento da eficiência operacional.

São objetivos específicos da POLÍTICA DE CONTROLE INTERNO

1. I. Observar o cumprimento das normas constitucionais, legais, instruções normativas;
    2. II. Assegurar a validade e integridade dos dados contábeis, financeiros, administrativos e das informações contábeis;
    3. III. Evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos e práticas antieconômicas;
    4. IV. Propiciar informações tempestivas e confiáveis, inclusive de caráter operacional;
    5. V. Salvaguardar os ativos financeiros e físicos quanto à sua boa e regular utilização.
    6. VI. Assegurar a aderência das atividades às diretrizes, planos, normas e procedimentos do Ente;
    7. VII. Acompanhar a execução de ações, programas, projetos, atividades, sistemas e operações, visando à eficácia, eficiência e economicidade na utilização de recursos.