História - Prefeitura Municipal Minaçu

História

 

O Município de Minaçu, localizado no extremo norte do estado de Goiás teve sua emancipação política em 1976 e conta com uma população trabalhadora e progressista, onde todos são responsáveis pelo seu constante crescimento. Minaçu pertence a bacia hidrográfica do Rio Tocantins.

No município está localizada a Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa uma das maiores do país e está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Cana Brava. É uma cidade onde a indústria é a principal base de economia, mas com um comércio forte e crescente, tem uma boa oferta de hospedagem, alimentação e prestação de serviços voltados ao turismo e ao entretenimento.

O turismo e o lazer são as “novas indústrias”, com o surgimento do lago de Serra da Mesa, que possui uma extensão de água com cerca de 1.784 Km². Em suas margens surgem áreas de lazer e turismo, com grande interesse por parte do segmento de hotéis, restaurantes e similares, que por certo irão gerar empregos e impostos para o município.

 

A terra da mina grande

Com o projeto de implantação de um parque industrial da Sama na região chamada Serra da Cana Brava, os moradores originais doaram uma gleba de suas terras para a implantação de um povoado, que mais tarde foi denominado Minaçu, que em tupi-guarani significa Mina Grande, pelo comerciante Carolino Ranulfo de Carvalho, popularmente conhecido como Reis. O povoamento propriamente dito iniciou-se em 1965 e em 1968 já se verificava a instalação de inúmeros estabelecimentos comerciais, prédios públicos e algumas unidades industriais. No ano de 1965 a mineradora Sama obteve a autorização de pesquisa e em 1967 recebeu do Departamento Nacional de Produção Mineral o decreto de lavra e, nesse mesmo ano, instalou uma usina piloto.

Já em 1975, gestões eram feitas para a emancipação política de Minaçu, até então vinculado administrativamente a Uruaçu. Em maio de 1976 foi realizado um plebiscito em que a maioria dos votos foi favorável à emancipação. Pela Lei Estadual nº 8.085, foi elevada à categoria de cidade e sede municipal. Sama - Mineração de Amianto Ltda Até o final dos anos 1930, o Brasil importava todo o amianto que consumia. No início da década de 1940, começava a ser pesquisada no País pequena jazidas.

Esse quadro começou a mudar em 1939, com a fundação da S.A. Mineração de Amianto Sama, e a jazida que deu ao Brasil a auto-suficiência no setor foi descoberta em 1962. Depois de vencer dificuldades, inclusive percorrendo mais de 100 quilômetros a cavalo, uma expedição geológica liderada pelo Polonês Dr. J. Milewski, chegou à região onde se localiza a mina de Cana Brava, ao lado da qual se desenvolveu o município de Minaçu. O objetivo da viagem era confirmar informações de um comerciante de Trombas, José Porfírio de Souza, sobre a existência na região de estranhas pedras cabeludas.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mina%C3%A7u